06/05/2010

tecnicas do desenho ( figura humana - proporções)

Os esboços da figura humana são uma dos maiores desafios para os desenhistas principiantes, porém essa tarefa torna-se mais fácil com o uso das escalas de proporção: os cânones. Essas escalas permitem estabelecer todas as proporções do corpo e constituem a medida ideal para a figura humana. Atualmente é adotado o cânone grego, que subdivide o corpo em "oito cabeças".

A metade exata do corpo está na quarta divisão, que passa pela articulação superior da coxa (abaixo da bacia) e mostra que o comprimento do membro inferior (coxa, perna e pé) é igual ao do tronco mais o da cabeça e do pescoço. O comprimento da mão equivale ao da cabeça, e o do pé corresponde a metade do da perna.
Observe os pontos que correspondem às divisões do cânone: a primeira divisão acaba na ponta do queixo; a segunda, nos mamilos; a terceira, na cintura; a quarta, no púbis; a quinta, na coxa , acima do joelho; a sexta, na perna, pouco abaixo dos joelhos e também das mãos quando estão estendidas; a sétima, abaixo da barriga da perna; a oitava, sob a planta dos pés.

Observe as diferenças anatômicas do homem e da mulher. Na mulher o talhe estreita-se nos ombros e alarga-se nas cadeiras, a cintura é delgada, os músculos não se destacam e geralmente o talhe é menor que o masculino. No homem, essas características se invertem; os ombros são mais largos e as cadeiras mais estreitas, o esqueleto é maior e mais forte, o modelado apresenta relevos mais visíveis e os músculos aparecem com maior evidência.

0 comentários:

Enviar um comentário