A preferência de muitos artistas pelo óleo talvez se dê em virtude de sua textura, que transmite um prazer todo especial. O ritmo das pinceladas, o contato do pincel com a tela e a formação das camadas de tinta proporcionam sensações muito agradáveis durante o trabalho. O óleo permite captar expressões e pequenos detalhes facilmente.
06/05/2010
tecnicas do desenho ( introdução ao oléo)
A preferência de muitos artistas pelo óleo talvez se dê em virtude de sua textura, que transmite um prazer todo especial. O ritmo das pinceladas, o contato do pincel com a tela e a formação das camadas de tinta proporcionam sensações muito agradáveis durante o trabalho. O óleo permite captar expressões e pequenos detalhes facilmente.
tecnicas do desenho ( tintas e pinceis )
tecnicas do desenho ( desenho a lápis)
Utilize lápis de grafite, encontrados em qualquer boa papelaria, para seus primeiros esboços. A dureza do grafite é indicada pelas letras H (duros) ou B (moles). Os mais duros fazem linhas finas, de um tom cinza mais claro, os mais moles linhas grossas e escuras. Comece com H, HB, B, 2B, 4B, 6B. Esses são suficientes para realizar qualquer trabalho. Faça as primeiras linhas (esboço) com os mais duros e o sombreamento (finalização) com os outros. A princípio convém usar somente o HB para treinar as formas e proporções.
tecnicas do desenho ( pintura com tinta acrílica)
Sua praticidade, já que não depende de secantes, o diluente é a água, não é nociva ao pintor e seca rápido e a matriz cromática é ampla, a torna muito popular entre artistas contemporâneos.
Em técnicas mistas, acrílica e óleo ou acrílica e pastel, a tinta acrílica sempre é utilizada primeiro já que a as tintas oleosas fixam no acrílico mas o acrílico não fixa nas tintas com vetores oleosos.
Nas primeiras décadas do século XX surgem as tintas acrílicas como alternativas as tintas a óleo. A partir dos anos 40, foram muito usadas nos Estados Unidos e nos anos 60, se espalharam pela Europa. Hoje o mercado dessas tintas é enorme (não confundir com acrílico imobiliário). São apresentadas em tubos, iguais aos das tintas a óleo, e numa grande variedade de cores. Para trabalhar com esse tipo de tinta, o artista precisa recorrer a materiais adicionais como o médium acrílico (glicerina), que serve para diluir as tintas e retardar o processo de secagem. E também ao verniz acrílico, para dar à tela um acabamento brilhante e também para protegê-la.
tecnicas dos desenho ( noções de perspectiva)
os primeiros exercícios de perspectiva. Até mesmo um quadrado está subordinado as leis
e princípios que visam representar, de modo realista, os objetos e figuras geométricas no espaço. Para desenhar os lados do quadrado, você precisa traçar linhas convergentes, que irão terminar em um ponto de fuga (PF), como na figura 1; ou em dois pontos de fuga (PF), como na figura 2. Os pontos de fuga situam -se numa linha horizontal à altura dos olhos: a linha do horizonte (LH).
.
Para entender como se processa a projeção em perspectiva de um círculo, comece pelo quadrado. a projeção em perspectiva de uma forma circular será uma outra, elíptica.
A elipse pode ser traçada a partir da projeção de quatro pontos da intersecção do círculo com o quadrado (A, B, C e D), suficientes para o traçado da elípse.
Para desenhar, por exemplo, um cálice ou um televisor, basta partir desses conceitos fundamentais.
...
.
tecnicas do desenho ( como fazer uma orelha)
O principal para um desenhista é a observação. Procure notar as diferentes curvas da orelha, a configuração do lobo inferior, a proporção entre a concha auditiva e o resto da cabeça.
A colocação básica da orelha fica entre a sobrancelha e a ponta do nariz.
tecnicas do desenho ( como fazer um nariz )
tecnicas do desenho ( figura humana - proporções)
Observe os pontos que correspondem às divisões do cânone: a primeira divisão acaba na ponta do queixo; a segunda, nos mamilos; a terceira, na cintura; a quarta, no púbis; a quinta, na coxa , acima do joelho; a sexta, na perna, pouco abaixo dos joelhos e também das mãos quando estão estendidas; a sétima, abaixo da barriga da perna; a oitava, sob a planta dos pés.
tecnicas do desenho ( como fazer uma cabeça)
tecnicas do desenho ( como fazer uma boca )
Para iniciar o desenho, tome por base a linha interlabial (ou seja, a que fica entre o lábio superior e o inferior). Delimite em seguida, com linhas auxiliares que acompanham a curvatura do rosto, o espaço que a boca deve ocupar. Assim você estabelece a localização e a perspectiva desse elemento.
Note, pelos desenhos desta página ou por observação direta de um modelo, que a pele dos lábios não é lisa, mas sim ligeiramente gretada. Esse efeito não é difícil de conseguir. Por outro lado, se você não empregar tal recurso, prejudicará a naturalidade.