06/05/2010

tecnicas do desenho ( introdução ao oléo)



Durante muitos séculos o óleo foi a técnica mais utilizada em pintura. A tinta a óleo é uma mistura de pigmento pulverizado e óleo de linhaça ou papoula. É uma massa espessa, da consistência da manteiga, e já vem pronta para uso, embalada em tubos. Mas você pode adicionar óleo de linhaça ou terebintina e torná-la mais diluída e fácil de espalhar. O óleo acrescenta mais brilho a tinta; o solvente, ao contrário, tende a torná-la opaca. Com a prática, você saberá exatamente quanto de cada material deve adicionar para obter o efeito desejado.
A grande vantagem da pintura a óleo é a flexibilidade, pois com a secagem lenta o pintor tem maior possibilidade de alterar e corrigir seu trabalho.
A preferência de muitos artistas pelo óleo talvez se dê em virtude de sua textura, que transmite um prazer todo especial. O ritmo das pinceladas, o contato do pincel com a tela e a formação das camadas de tinta proporcionam sensações muito agradáveis durante o trabalho. O óleo permite captar expressões e pequenos detalhes facilmente.

tecnicas do desenho ( tintas e pinceis )


Pincéis
Três ou quatro pincéis de boa qualidade são suficientes para quem está começando. Redondos, chatos e ovais chatos ou filbert (pincéis chatos com pontas ovaladas). Os pincéis de cerdas, feitos com pêlos de porco, são mais duros do que os de marta e absorvem mais tinta, por isso são melhores para espalhar a tinta em áreas maiores. Os pincéis de marta redondos são mais indicados para trabalhar os detalhes da pintura. Existem também os pincéis de pêlos artificiais, de náilon, resistentes e fáceis de limpar. São aceitáveis, porém se deformam com facilidade. Uma dica importante: Usar pincéis maiores e mais duros para as primeiras camadas e os menores e macios para finalizar a pintura.

Paletas
Qualquer superfície serve como paleta, desde que seja impermeável e uniforme. Se for uma superfície de plástico deve se tomar cuidado para não reagir com o solvente da tinta (terebintina). As paletas de madeira com orifício para o polegar são encontradas em várias formas e tamanhos. É bom experimentar a que melhor se ajuste a sua mão, a fim de não cansar o braço.
om relação à qualidade, há dois tipos de tinta: profissional e amador. A primeira
Tintas

em cor mais intensa e viva, pois a densidade do pigmento é maior, e também custa mais. A tinta destinada aos principiantes em geral vem com excesso de óleo ou misturada com outros materiais, como giz, e seus pigmentos são de qualidade inferior, por isso custa menos. Porém, essa qualidade é perfeitamente satisfatória. É melhor investir numa maior variedade de cores do que em tintas de qualidade superior. Dica importante: os materiais não passam de simples instrumentos para que as pessoas possam expressar sua criatividade. Grandes artistas produziram quadros famosos usando algumas pequenas combinações de cores.

tecnicas do desenho ( desenho a lápis)


Lápis 6B

Utilize lápis de grafite, encontrados em qualquer boa papelaria, para seus primeiros esboços. A dureza do grafite é indicada pelas letras H (duros) ou B (moles). Os mais duros fazem linhas finas, de um tom cinza mais claro, os mais moles linhas grossas e escuras. Comece com H, HB, B, 2B, 4B, 6B. Esses são suficientes para realizar qualquer trabalho. Faça as primeiras linhas (esboço) com os mais duros e o sombreamento (finalização) com os outros. A princípio convém usar somente o HB para treinar as formas e proporções.

tecnicas do desenho ( pintura com tinta acrílica)



O acrílico é uma tinta sintética solúvel em água, possui uma secagem muito rápida, em oposição à tinta óleo que chega a demorar meses para secar completamente em trabalhos com camadas espessas, possui um odor menos intenso e não causa tantos danos a saúde por não possuir metais pesados, como o cobalto da pintura a óleo.
Sua praticidade, já que não depende de secantes, o diluente é a água, não é nociva ao pintor e seca rápido e a matriz cromática é ampla, a torna muito popular entre artistas contemporâneos.
Em técnicas mistas, acrílica e óleo ou acrílica e pastel, a tinta acrílica sempre é utilizada primeiro já que a as tintas oleosas fixam no acrílico mas o acrílico não fixa nas tintas com vetores oleosos.
Nas primeiras décadas do século XX surgem as tintas acrílicas como alternativas as tintas a óleo. A partir dos anos 40, foram muito usadas nos Estados Unidos e nos anos 60, se espalharam pela Europa. Hoje o mercado dessas tintas é enorme (não confundir com acrílico imobiliário). São apresentadas em tubos, iguais aos das tintas a óleo, e numa grande variedade de cores. Para trabalhar com esse tipo de tinta, o artista precisa recorrer a materiais adicionais como o médium acrílico (glicerina), que serve para diluir as tintas e retardar o processo de secagem. E também ao verniz acrílico, para dar à tela um acabamento brilhante e também para protegê-la.

tecnicas dos desenho ( noções de perspectiva)


Qualquer objeto comum serve de modelo para
os primeiros exercícios de perspectiva. Até mesmo um quadrado está subordinado as leis
e princípios que visam representar, de modo realista, os objetos e figuras geométricas no espaço. Para desenhar os lados do quadrado, você precisa traçar linhas convergentes, que irão terminar em um ponto de fuga (PF), como na figura 1; ou em dois pontos de fuga (PF), como na figura 2. Os pontos de fuga situam -se numa linha horizontal à altura dos olhos: a linha do horizonte (LH).

.
A primeira coisa a fazer quando se pretende um desenho em perspectiva é colocar a LH no papel, pois ela indica a altura da visão do desenhista ao focalizar o objeto.

Para entender como se processa a projeção em perspectiva de um círculo, comece pelo quadrado. a projeção em perspectiva de uma forma circular será uma outra, elíptica.


A elipse pode ser traçada a partir da projeção de quatro pontos da intersecção do círculo com o quadrado (A, B, C e D), suficientes para o traçado da elípse.
Para desenhar, por exemplo, um cálice ou um televisor, basta partir desses conceitos fundamentais.


...

.

tecnicas do desenho ( como fazer uma orelha)

Como o desenho do aparelho auditivo é um pouco difícil, muitos artistas preferem evitá-lo, costumam apenas esboçá-lo ou cobri-lo com cabelos. Porém, se você prestar atenção nas formas e nos detalhes do desenho acima, perceberá que não é tão difícil aprender as características da orelha.
O principal para um desenhista é a observação. Procure notar as diferentes curvas da orelha, a configuração do lobo inferior, a proporção entre a concha auditiva e o resto da cabeça.
A colocação básica da orelha fica entre a sobrancelha e a ponta do nariz.

tecnicas do desenho ( como fazer um nariz )


O nariz inicia-se na linha dos olhos (no meio da altura da cabeça. Para a construção do nariz convém primeiro esboçá-lo sobre um desenho com a forma geométrica de uma pirâmide com três faces, desse modo simplifica-se o desenho e criam-se condições de obter volume e características anatômicas. No desenho de um rosto masculino deve-se ressaltar o osso nasal.

Conforme o ângulo usado para desenhar o nariz, convém salientar determinadas partes e atenuar os contornos de outras. Artistas experientes usam esse recurso para salientar o que interessa.


O nariz feminino deve ser desenhado com o máximo de cuidado, pois é uma das partes da anatomia que mais requer uma boa observação. Seu delineamento precisa ser mais leve, mais sugerido que evidente. Evite qualquer traço que pareça mais forte. A ligação do nariz com a boca também deve ser feita com esmero e curvas delicadas.

tecnicas do desenho ( figura humana - proporções)

Os esboços da figura humana são uma dos maiores desafios para os desenhistas principiantes, porém essa tarefa torna-se mais fácil com o uso das escalas de proporção: os cânones. Essas escalas permitem estabelecer todas as proporções do corpo e constituem a medida ideal para a figura humana. Atualmente é adotado o cânone grego, que subdivide o corpo em "oito cabeças".

A metade exata do corpo está na quarta divisão, que passa pela articulação superior da coxa (abaixo da bacia) e mostra que o comprimento do membro inferior (coxa, perna e pé) é igual ao do tronco mais o da cabeça e do pescoço. O comprimento da mão equivale ao da cabeça, e o do pé corresponde a metade do da perna.
Observe os pontos que correspondem às divisões do cânone: a primeira divisão acaba na ponta do queixo; a segunda, nos mamilos; a terceira, na cintura; a quarta, no púbis; a quinta, na coxa , acima do joelho; a sexta, na perna, pouco abaixo dos joelhos e também das mãos quando estão estendidas; a sétima, abaixo da barriga da perna; a oitava, sob a planta dos pés.

Observe as diferenças anatômicas do homem e da mulher. Na mulher o talhe estreita-se nos ombros e alarga-se nas cadeiras, a cintura é delgada, os músculos não se destacam e geralmente o talhe é menor que o masculino. No homem, essas características se invertem; os ombros são mais largos e as cadeiras mais estreitas, o esqueleto é maior e mais forte, o modelado apresenta relevos mais visíveis e os músculos aparecem com maior evidência.

tecnicas do desenho ( como fazer uma cabeça)


Para desenhar a cabeça, parte-se basicamente de uma forma oval dividida em três linhas horizontais, que determinam a posição dos olhos, nariz e boca; e uma vertical, que divide o rosto ao meio. Experimente riscar um ovo cozido. Movimentando o ovo você verá essas linhas em perspectiva.

Note que essa forma oval se modifica de acordo com as características de cada modelo. Depois de praticar os esboços acima, treine a colocação dos elementos em cabeças desenhadas sob vários ângulos.

Os olhos estão situados na metade da altura da cabeça e seu tamanho corresponde a quinta parte da largura do rosto. Entre os olhos há um espaco correspondente a outro olho. A base do nariz fica um pouco acima da 3ª linha. A boca situa-se um pouco abaixo desta linha. A 4ª linha coincide com o traçado do queixo. Note que essas medidas variam conforme se muda a inclinação (perspectiva) do ovo.

tecnicas do desenho ( como fazer uma boca )

A boca constitui elemento muito importante da arquitetura do rosto. Ajuda a definir toda a expressão da figura humana.

Para iniciar o desenho, tome por base a linha interlabial (ou seja, a que fica entre o lábio superior e o inferior). Delimite em seguida, com linhas auxiliares que acompanham a curvatura do rosto, o espaço que a boca deve ocupar. Assim você estabelece a localização e a perspectiva desse elemento.




Trace em seguida a borda inferior e as comissuras (as junções) dos lábios. As demais linhas não devem ser muito marcadas, pois a forma e o volume do desenho resultarão mais da diferença de tonalidade ou de cor entre a boca e a pele do resto da face.Na construção da boca, o lábio superior é formado por três partes, e o inferior por duas.




A condição básica do desenho dos lábios consiste na forma curva do conjunto. Quanto à boca feminina, você deve se preocupar também com a coloração ou o volume.










Os lábios superiores são menos carnudos que os inferiores. Quando a linha que separa o lábio superior do inferior é bem marcada e ligeiramente voltada para baixo, a expressão resulta tristonha. Já uma linha quase sem curvatura endurece o desenho da boca, dando um ar de determinação. Lábios voltados para cima indicam alegria.
Nos lábios masculinos, procure ressaltar apenas a linha interlabial e as comissuras.














Note, pelos desenhos desta página ou por observação direta de um modelo, que a pele dos lábios não é lisa, mas sim ligeiramente gretada. Esse efeito não é difícil de conseguir. Por outro lado, se você não empregar tal recurso, prejudicará a naturalidade.



Evite, ao desenhar a boca, os detalhes dos dentes. Basta um ligeiro esboço da arcada dentária, quando os lábios estiverem entreabertos.



A boca constitui um elemento muito importante da arquitectura do rosto. Ajuda a definir toda a expressão da figura humana.

30/04/2010

Tecnicas do desenho ( como fazer um olho )

Basicamente, o olho é formado pelo globo ocular, onde na parte interna está a íris(estrutura que da cor aos olhos) e a pupila. E na parte externa as pálpebras e pestanas.

Como em todos esboços, usaremos linhas-guia e figuras geométricas.

-Primeiro faça um circulo, em seguida trace duas linhas uma na vertical e outra na horizontal, onde o encontro das duas se situa exatamente no centro do circulo.

-Em seguida trace mais duas linhas paralelas horizontalmente(as linhas pontilhadas), ambas com distancias proporcionais a linha do centro.Estas linhas serviram de base para faze a pálpebra superior e pálpebra inferior.

Obs: Repare que tanto na parte superior como na inferior o circulo fica um pouco fora da linha das pálpebras!

-Agora, desenhe a pupila (a bolinha preta do olho) no centro, e apague as linhas-guia, faça um traço em cima (a pestana), desenhe a sobrancelha e pronto!

Agora é só arte finalizar com algumas sombras.


Tipos de olhos:

1-Olho de criança:

Geralmente são olhos mais arredondados (as pálpebras são mais arredondadas), o olho é mais aberto e redondo, possui pouca sombra e a sobrancelha é menor. Geralmente possui mais brilho na íris.

2-Olho de idosos:

São olhos com bastante traços de expressão, portanto possuem muita sombra, a pálpebra inferior é mais caída, e possui algumas bolsas debaixo do olho.

3-Olho feminino fechado:

Sobrancelhas geralmente mais finas e alongadas, cílios alongados, sombra acima da pálpebra fechada, como se fosse maquiagem.

4-Olho estilo mangá:

Existem muitas formas de se desenhar olhos no estilo manga, este é um olho feminino no estilo um pouco mais shojo, no entanto existem olhos mais achatados e mais próximos da realidade dentro do estilo manga, variando de acordo com o estilo próprio do desenhista.


26/03/2010

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech




Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu a 11 de Maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha.

Vida do artista, fases e estilo




Desde a infância que Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas. No ano de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madri. Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.

Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.
Em 1929, viajou para Paris e conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou a produção artística de Dalí. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.

A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dali. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram o estilo artístico de Dali. Os trabalhos psicológicos de Freud influenciaram muito o artista neste período É desta fase uma de suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo.


Em 1934, Dali casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala.
Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando que o artista era muito comercial.
Em 1942, Dali e sua esposa foram morar nos Estados Unidos, país em que permaneceu até 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu até o final de sua vida.

Em 1960, Dali colocou em prática um grande projeto: o Teatro-Museo Gala Salvador Dali, em sua terra natal, que reuniu grande parte de suas obras.

Em 1982, com a morte de sua esposa Gala, Dali entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda. Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção de seus amigos.
Dali morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.


Principais obras de Salvador Dalí:

1922 - Cabaret Scene e Night Walking Dreams
1925 - Large Harlequin and Small Bottle of Rum
1926 - Basket of Bread e Girl from Figueres
1927 - Composition With Three Figures e Than Blood
1929 - O Grande Masturbador
1929 - Os Primeiros Dias da Primavera
1931 - A Persistência da Memória
1931 - A Velhice de Guilherme Tell
1932 - O Espectro do Sex Appeal,
1932 - O Nascimento dos Desejos Líquidos

1932 - Pão-antropomorfo catalão
1933 - Gala Com Duas Costeletas de Carneiro em Equilíbrio Sobre o Seu Ombro
1936 - Canibalismo de Outono
1936 - Construção Mole com Feijões Cozidos
1938 - España 1938
1937 - Metamorfose de Narciso
1937 - Girafa em Chamas
1940 - A Face da Guerra
1943 - Poesia das Américas
1944 - Galarina e Sonho Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar

1945 - A Cesta do Pão
1946 - A Tentação de Santo Antônio
1949 - Leda Atômica
1949 - Madona de Portlligat.
1951 - Cristo de São João da Cruz
1954 - Crucificação ("Corpus Hypercubus")
1956 - Natureza-Morta Viva
1958 - Rosa Meditativa
1959 - A Descoberta da América por Cristóvão Colombo
1970 - Toureiro Alucinógeno
1972 - La Toile Daligram
1976 - Gala Contemplando o Mar
1983 - The Swallow's Tail.




























Van Gogh

Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Teve uma irmã e um irmão chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que trocou com com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor.



Biografia


Começou a atuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte anos, foi morar em Londres e depois em Paris, graças ao reconhecimento que teve. Porém, o interesse pelos assuntos religiosos acabou desviando sua atenção e resolveu estudar Teologia, na cidade de Amsterdã. Mesmo sem terminar o curso, passou a atuar como pastor na Bélgica, por apenas seis meses. Impressionado com a vida e o trabalho dos pobres mineiros da cidade, elaborou vários desenhos à lápis.
Resolveu retornar para a cidade de Haia, em 1880, e passou a dedicar um tempo maior à pintura. Após receber uma significativa influência da Escola de Haia, começou a elaborar uma série de trabalhos, utilizando técnicas de jogos de luzes. Neste período, suas telas retratavam a vida cotidiana dos camponeses e os trabalhadores na zona rural da Holanda.






O ano de 1886, foi de extrema importância em sua carreira. Foi morar em Paris, com seu irmão. Conheceu, na nova cidade, importantes pintores da época como, por exemplo, Emile Bernard, Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas, representantes do impressionismo. Recebeu uma grande influência destes mestres do impressionismo, como podemos perceber em várias de suas telas
Dois anos após ter chegado à França, parte para a cidade de Arles, ao sul do país. Uma região rica em paisagens rurais, com um cenário bucólico. Foi neste contexto que pintou várias obras com girassóis. Em Arles, fez único quadro que conseguiu vender durante toda sua vida : A Vinha Encarnada.
Convidou Gauguin para morar com ele no sul da França. Este foi o único que aceitou sua idéia de fundar um centro artístico naquela região. No início, a relação entre os dois era tranqüila, porém com o tempo, os desentendimentos foram aumentando e, quando Gauguin retornou para Paris, Vincent entrou em depressão. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha.
Seu estado psicológico chegou a refletir em suas obras. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas. No ano de 1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas
No mês de maio, deixou a clínica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet, que iria lhe tratar. Este doutor foi retratado num de seus trabalhos: Retrato do Doutor Gachet. Porém a situação depressiva não regrediu. No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado para um hospital, mas não resistiu, morrendo três dias depois.
Principais obras de Van Gogh :
- Os comedores de batatas (1885)
- A italiana
- A vinha encarnada
- A casa amarela (1888)
- Auto-retratos
- Retrato do Dr. Gachet
- Girassóis
- Vista de Arles com Lírios
- Noite Estrelada


Rafael Sanzio

Quem foi

Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras.
Biografia

- Aos seis anos de idade, o pai de Rafael o levou para ser aprendiz no estúdio de Pietro Perugino (importante pintor italiano).
- Em 1501 termina sua primeira obra, um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino.
- Em 1504, Rafael pinta sua principal obra de sua primeira fase artística: O Casamento da Virgem.
- Foi morar na cidade de Siena no ano de 1504. Logo após, foi morar na cidade de Florença, onde passou quatro anos.
- Em Florença, recebeu grande influência artística de Fra Bartolomeu e Leonardo da Vinci.
- Em 1508, o papa Júlio II contratou os serviços artísticos de Rafael para que fizesse a decoração dos apartamentos do papa no Vaticano.
- Em 1515, tornou-se arquiteto oficial do Vaticano. Assumiu a responsabilidade pela continuação das obras na Basílica de São Pedro. Neste mesmo ano foi designado para supervisionar as pesquisas arqueológicas que ocorriam na cidade de Roma.
- Entre 1513 e 1517, trabalhou para o papa Leão X. Nesta época produziu muitos retratos, desenhos de tapeçaria, cenografias e decorações sacras.
- Rafael morreu com 37 anos de idade, no ano de 1520. Relatos da época indicam que o pintor estava com uma grave febre.
Principais obras de Rafael:
- Bandeira de procissão com a Santíssima Trindade
- Ressureição de Cristo
- Deus Pai
- Abençoada Virgem Maria


- Anjo
- A Virgem com o Menino
- São Sebastião
- Retrato de um Homem
- A Coroação da Virgem
- A Anunciação
- Adoração dos Magos
- A Apresentação no Templo
- Madona Connestabile
- Madona com o Menino
- O Casamento da Virgem
- São Jorge e o Dragão
- As Três Graças
- Visão de um Cavaleiro
- Madona e o Menino no Trono com Santos
- São Miguel

12/03/2010

Leonardo da Vinci

Introdução



Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.



Biografia



Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.


Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.



Principais características das pinturas de Da Vinci :



utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.



Principais trabalhos de Da Vinci:



Trabalhos de pinturas (artes plásticas): ~


Gioconda (Monalisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne



Trabalhos de invenções:


máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.



Trabalhos Científicos:


homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.



Projetos de Arquitetura:


Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.



Frases de Leonardo da Vinci:


- "A sabedoria é filha da experiência."


- "Quem pouco pensa, muito erra."


- "A simplicidade é a máxima sofisticação".